Três frases que um líder jamais deve dizer
Não faça o que eu digo, faça o que eu faço – desde pequenos ouvimos dizer que a melhor forma de educar é dar como exemplo a sua própria atitude. Mas o que dissemos também tem peso na forma como você quer que as pessoas o vejam.
Uma grande liderança se faz com atitudes descomplicadas, e uma delas se refere ao que se fala aos colaboradores.
Uma grande liderança se faz com atitudes descomplicadas, e uma delas se refere ao que se fala aos colaboradores.
A seguir, veja os equívocos nas frases mais ditas em um ambiente de trabalho:
1 . “Não me traga surpresas. “
Quando se é pego de surpresa com uma situação ou evento não previsto, abalando com a estrutura da organização, a resposta pode não ser imediata. Não é agradável para ninguém, muito menos para um líder, que está lá porque têm todas as respostas – obviamente, isso não é verdade, em prática, mas espera-se que seja assim.
Com isso, muitos dizem essa frase (cujo sentido é o mesmo de “não me traga más notícias”) na intenção de resolver o essencial. Mas você acha que um bom negócio é sempre previsível, que jamais cairá uma bomba na sua mão sendo um líder? Estranho mesmo é se não cair. Pode significar que, para evitar levar tais surpresas, os colaboradores a resolvem de forma bem simples: varrendo-a para debaixo do tapete. Ou seja: questão de tempo dessa surpresa aparecer em versão bomba nuclear!
A dica é: experimente fazer o oposto. deixe claro aos funcionários que, ao menor sinal de problemas, avisá-lo. Controlar as coisas que não estão dando certo do início aumentam as chances de resolução do problema de maneira mais simples, sem tantos prejuízos.
Quando se é pego de surpresa com uma situação ou evento não previsto, abalando com a estrutura da organização, a resposta pode não ser imediata. Não é agradável para ninguém, muito menos para um líder, que está lá porque têm todas as respostas – obviamente, isso não é verdade, em prática, mas espera-se que seja assim.
Com isso, muitos dizem essa frase (cujo sentido é o mesmo de “não me traga más notícias”) na intenção de resolver o essencial. Mas você acha que um bom negócio é sempre previsível, que jamais cairá uma bomba na sua mão sendo um líder? Estranho mesmo é se não cair. Pode significar que, para evitar levar tais surpresas, os colaboradores a resolvem de forma bem simples: varrendo-a para debaixo do tapete. Ou seja: questão de tempo dessa surpresa aparecer em versão bomba nuclear!
A dica é: experimente fazer o oposto. deixe claro aos funcionários que, ao menor sinal de problemas, avisá-lo. Controlar as coisas que não estão dando certo do início aumentam as chances de resolução do problema de maneira mais simples, sem tantos prejuízos.
2 . “Se você fosse um animal, qual seria?”
Perguntas pseudo- psicológicas para buscar algum tipo de informação relevante sobre a personalidade de um funcionário acrescenta em nada. Uma verdadeira compreensão da capacidade do candidato para fazer o trabalho é fazer perguntas relevantes ao trabalho que você está o contratando. Se você precisa saber a resposta de uma dessas perguntas irrelevantes por todos os meios, vá em frente . Apenas não confunda o que está acontecendo com uma entrevista de emprego eficaz.
Perguntas pseudo- psicológicas para buscar algum tipo de informação relevante sobre a personalidade de um funcionário acrescenta em nada. Uma verdadeira compreensão da capacidade do candidato para fazer o trabalho é fazer perguntas relevantes ao trabalho que você está o contratando. Se você precisa saber a resposta de uma dessas perguntas irrelevantes por todos os meios, vá em frente . Apenas não confunda o que está acontecendo com uma entrevista de emprego eficaz.
3 . ” Não tome isso como pessoal. “
É mesmo? Você está falando, deixe-me ver … sim, sobre uma pessoa, sobre ele, sobre seu trabalho, sua vida , suas ideias , seu senso de competência , suas escolhas , seu esforço e você está dizendo para que ele não leve para o lado pessoal?
Que tal você dar para cada pessoa que trabalha com você um passe livre por uma semana para que eles digam o que eles pensam sobre você, sobre o que você diz, sobre o que faz, e dizer que não levará para o lado pessoal?
É mesmo? Você está falando, deixe-me ver … sim, sobre uma pessoa, sobre ele, sobre seu trabalho, sua vida , suas ideias , seu senso de competência , suas escolhas , seu esforço e você está dizendo para que ele não leve para o lado pessoal?
Que tal você dar para cada pessoa que trabalha com você um passe livre por uma semana para que eles digam o que eles pensam sobre você, sobre o que você diz, sobre o que faz, e dizer que não levará para o lado pessoal?
Se você não acha que o ato de trabalhar com os outros não é ‘pessoal’ , talvez seja melhor repensar sua carreira!
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