Ética e Liderança Cristã: O Sucesso e o Caráter do Líder

sexta-feira, 23 de março de 2007

O Sucesso e o Caráter do Líder

O Sucesso e o Caráter do Líder
Publicado em 04/11/04 às 15:08
Por Josué Campanhã

Os desafios para o futuro em relação ao caráter de um líder são os mesmos de 4 mil anos atrás

Sara havia morrido. Abraão queria enterrar sua esposa em Canaã, na caverna de Macpela, que pertencia a Efrom, conforme relata Gênesis 23. Ele decidiu comprar o terreno, apesar de poder aproveitar a situação para ganhá-lo.

Inicialmente, Abraão pediu autorização para enterrar Sara naquela terra, pois eram estrangeiros ali. Depois de ter a autorização, pediu que o povo intercedesse junto a Efrom, para que ele lhe vendesse a caverna de Macpela. O desejo dele era comprar e pagar o preço justo.

Normalmente, na hora da morte pode-se conseguir qualquer coisa. As pessoas oferecem transporte, dinheiro e até túmulo, caso a família não tenha um. Nessa hora, se o caráter de uma pessoa tiver falhas, ela poderá se aproveitar da situação para conseguir mais do que precisa. Abraão era respeitado naquele lugar e não precisaria gastar nenhum tostão, mas seu caráter não permitiu que isso acontecesse.

Pano de fundo

Para entender melhor esse episódio, é preciso analisar fatos anteriores. Abraão se mudou para o Egito e mandou Sara mentir dizendo que era sua irmã. Como Abraão teria se sentido como homem, sabendo que um outro homem tomou sua mulher para ele?

Depois desse episódio, Abraão vai morar com Sara no Neguebe, em Gerar. Novamente, ele apresentou sua esposa como irmã para o rei Abimeleque. Deus impediu o rei de tomar Sara por sua mulher. Abraão teve de enfrentar a repreensão de Abimeleque, como culpado por induzi-lo a um erro.

Mais à frente, Abraão se encontrou com Abimeleque para negociar alguns poços que havia feito e os servos do rei haviam tomado à força. Abimeleque sabia que Deus era com Abraão em
tudo o que ele fazia. No entanto, lembrou-se do episódio com Sara e pediu a Abraão que não mentisse para ele. O fato de Abimeleque pedir a Abraão que não mentisse servia como repreensão e vergonha.

Lições de caráter

Abraão foi um líder que obedeceu a Deus, deixando tudo para trás por causa de uma visão do Senhor, mas nos ensina algumas lições de caráter e liderança. Ele foi um homem que entregou sua esposa duas vezes para outro homem, mentiu, aceitou gerar um filho com uma serva da sua esposa e ainda teve de ouvir de um ímpio que ele era um mentiroso.

O episódio da morte de Sara mostra os ajustes que Deus havia feito no caráter de Abraão. Havia algumas falhas no caráter de Abraão que foram sendo corrigidas com o tempo. Depois que Abraão foi chamado de mentiroso por Abimeleque, na negociação dos poços de água, a Bíblia não menciona nenhuma fraqueza do seu caráter. Ao contrário, Abraão faz questão de comprar o terreno para enterrar sua esposa.

Um líder fiel a Deus nunca se aproveita de situações em benefício próprio, ou mesmo tira proveito de situações. No episódio da morte de Sara, o povo queria lhe dar aquilo que desejava. A reação de Abraão foi humilhar-se, seguindo os padrões corretos daquilo que Deus desejava que fizesse.

A vida de Abraão mostra que qualquer pessoa escolhida por Deus para liderar pode ter falhas de caráter. A questão é se, durante a sua trajetória, você permite que Deus ajuste o seu caráter ao d'Ele. Se isso for acontecendo, sua liderança será abençoada e seu caráter será parecido com o de Deus. Caso Deus não possa fazer isso, não há motivo para que você lidere o povo d'Ele.

O caráter e a bênção de Deus

Quando Deus escolhe alguém para liderar, Ele abençoa essa pessoa. Ao "forçar a barra" para liderar por interesse próprio ou político, não se garante a bênção de Deus, mesmo que a intenção seja fazer algo para o Senhor. Quando Deus escolhe uma pessoa que se submete completamente a Ele, isso gera um fluxo de bênçãos de Deus sobre a vida desta pessoa e sobre aquilo que ela fizer.

Apesar de estarmos no século 21, os desafios para o futuro em relação ao caráter de um líder são os mesmos de 4 mil anos atrás. Mudaram as circunstâncias, mas a natureza corruptível do ser humano continua a mesma.

Os desafios de uma liderança bem-sucedida na atualidade continuam sendo obedecer e permitir que Deus molde o seu caráter ao d'Ele. Não existirá liderança abençoada sem isso. Deus precisou de 25 anos para moldar o caráter de Abraão.

Nunca é tarde para permitir que Deus comece a moldar o caráter. Muito do fracasso dos líderes está associado àquilo que são e não àquilo que tentam fazer e não conseguem. Abraão conseguiu cumprir a visão de Deus não somente porque ele saiu de sua terra, mas, principalmente, porque permitiu que Deus moldasse o seu caráter. Esse princípio ainda continua valendo hoje.

A visão que Deus quer cumprir por seu intermédio depende da sua permissão para que o Senhor molde o seu caráter. A pergunta que fica no ar: "Quais são as falhas de caráter que tenho, que Deus precisa eliminar, para cumprir a sua visão por meio de mim?". Não vá dormir hoje sem pensar nisso. Tenha coragem de fazer essa pergunta para Deus.

Nenhum comentário: