Ética e Liderança Cristã: Liderança Submissa

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Liderança Submissa


Herb Vander Lugt
Nosso Pão Diário

Leitura: II Crónicas 10

"Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus." Efésios 5:21

Um homem pacífico estava lendo um livro sobre como ser autoritário e decidiu começar no seu lar. Assim ele fez um pé-de-vento na sua casa, apontou o dedo na cara da esposa, e disse: "De agora em diante quem manda aqui sou eu e as minhas palavras são lei! Quero que me faça uma refeição deliciosa e me prepare um banho. Depois, quando tiver acabado de comer e tomado o banho, adivinha quem me vai vestir e pentear o meu cabelo." "O agente funerário," replicou ela.

O rei Reoboão tentou este tipo de autoridade e isso virou Israel contra ele. Quando ele começou a governar, o povo implorou-lhe que aliviasse os pesados impostos. Os seus anciãos aconselharam que ele atendesse este pedido, mas os seus amigos disseram-lhe que fosse ainda mais exigente do que o seu pai tinha sido. Como resultado de dar ouvidos aos seus companheiros, 10 das 12 tribos de Israel separaram-se e formaram um novo reino (II Crónicas 10:16-17).

Bons líderes não se apoiam no domínio - nem em casa, nem na igreja, nem nos negócios. Em vez disso, eles equilibram a autoridade (que não está errada em si mesma) com o princípio de se sujeitarem uns aos outros (Efésios 5:21). Eles escutam respeitosamente, reconhecem quando estão errados, demonstram uma vontade em mudar, e misturam bondade com firmeza. Esta é a liderança submissa - que verdadeiramente funciona!

OS ÚNICOS LIDERES QUALIFICADOS PARA LIDERAR SÃO AQUELES QUE APRENDERAM A SERVIR.

Nenhum comentário: