Ética e Liderança Cristã: Era uma vez a ética

domingo, 30 de setembro de 2007

Era uma vez a ética

Voltar


Publicado em 29|09 pelo(a) wiki repórter Rafael Abreu, Porto velho-RO

Era uma vez a ética

Ética! , ultimamente tão popular, mas o que é ética afinal? Eis a pergunta que não quer calar, segundo o dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ética “é o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal, conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano”.

Criam-se definições complexas e relativas, um misticismo à palavra, que para a sociedade, tornou-se impossível alcançar a bendita graça (a ética). Hoje em dia, e fácil ouvir termos como “ética na política”, “ética econômica”, “ética profissional” e assim por diante, abrangendo todas as áreas existenciais. Teoricamente, tudo isso e válido, é como filosofar sobre a vida, é poder exercitar todo o seu lado cristão, é seguir regras, normas de conduta.

“Teoricamente”. Tudo isso é lindo! Somente isso! Já que na prática a ética está mesmo em extinção. É o fato de lembrarmos e sabermos “os fins justifica os meios” que dá para entender algo como ética na profissão, se deve obedecer às regras; na econmia, o capital e, o mais importante, na política é tudo possível, pois em política vale tudo.
Falar em ética acaba sendo imoral, amoral e talvez, quem sabe, um dia moral.

“...Seus corruptos!!!...” Alguém grita aos seios de nossa Pátria amada.

Inimigo mortal da ética e nosso companheiro vital, a corrupção se delicia, ri e se diverte com nossas atitudes que frauda a ética e a sufoca sem chances de se defender. Realmente, é difícil aceitar a idéia que somos corruptos. Vivemos corrompendo algo, das menores formas de corromper às monstruosas e tão faladas que aniquilam o tesouro público. Não entremos em depressão por isso, apenas. Que tal, revermos nossos conceitos. Em algum lugar, ouvir dizer “errar é humano”, posso concluir que então consertar o erro é um dever social.

Antes de pedir ética, façamos a ética!. Antes de dizer não à corrupção!, paremos de corromper. Ou então entraremos num círculo vicioso sem fim, que é quase certo de acontecer. Afinal, o que é ética?. Ética é algo que todos precisam ter. Alguns dizem que têm. Poucos levam a sério. Ninguém cumpre à risca...

Copiado do Brasil Wiki

Nenhum comentário: