terça-feira, 30 de junho de 2009

MOTORISTA OLHE A PISTA

Nelson Aprígio(*)

Há pouco tempo tive uma experiência bem interessante.
De volta para casa dei carona para dois executivos da empresa que participaram do curso juntamente comigo no interior de São Paulo.
Estávamos na Rodovia BR 116 conhecida por muitos como a rodovia da morte ,o que me custou uma atenção redobrada na condução do veiculo.
Enquanto meus colegas se divertiam , eu mal pude piscar meus olhos, estava totalmente concentrado na direção, olhando para os retrovisores laterais , observando os carros mais adiante e sempre com atenção ao limite de velocidade sem esquecer dos outros motoristas.
Tudo isto pelo fato de ter vidas sob minha responsabilidade, num trecho que merece atenção extremada.
Reafirmei aquilo que acabara de discutir no treinamento.

"Há grande diferença entre ser Motorista e Passageiro"

Quando somos passageiros podemos; nos divertir, olhar a paisagem, ouvir som na maior altura, virar o rosto para os lados , ler um livro e até mesmo tirar uma soneca.
O passageiro também pode interagir sem a menor preocupação com as pessoas de dentro e fora do carro sem a menor preocupação, afinal de contas ele pode aproveitar a viagem do já que o motorista é quem tem o volante nas mãos e sabe para onde deve ir.

Deixamos de ser passageiros quando assumimos a liderança.

- não podemos agir como se tudo dependesse dos outros.
- não podemos alegar não saber o destino ou a rota a seguir.
- não podemos mais esquecer de colocar combustível no veiculo..
- não devemos esquecer de checar os equipamentos
- não pode delegar responsabilidade do veiculo (neste caso o depto ou a área que lideram)

Quando se deixa de ser passageiro a empresa espera mais de ti...as coisas mudam, teus líderes aguardam uma postura de CONDUTOR.

Como Motorista

- está nas tuas mãos a condução da equipe - Liderança Servidora.
- querem que você chegue no local e hora devida – Atinja as metas dentro dos prazos!
- o tempo que temos é usado para olhar à frente – Foco nos objetivos da semana.
- nada de distrações com a paisagem - Fuja da fofoca e conversa sem valor, desligue a radio peão.
- você deve conhecer o bem o carro que dirige - Esteja a par do que ocorre no teu negocio!
- faça as revisões periodicamente - Invista em treinamento
- isto aumenta a qualidade.
- não ponha motor de fusquinha numa carreta - Pessoas preparadas nos lugares certos.

Tenha sempre um pequeno manual à tua vista com algumas dicas de viagem

MANTENHA-SE NA VISÃO E MISSAO - tem gente que depende do caminho que você escolher
DIRIJA SEM EMOÇÃO - existem famílias que esperam da tua liderança sabedoria e conhecimento
EVITE ACIDENTES! - não durma no volante, converse com o time
COMPETIÇÃO A TODO TEMPO - há outros motoristas correndo na mesma pista
CONHEÇA OS SINAIS - tem gente boa na pista, porém existe muita gente ruim maldosa
ENTREGUE NO PRAZO - respeite as regras da estrada - não seja devagar demais
NÃO ATROPELE – respeite a velocidade máxima – caso contrario você perde o controle.
SE ESTIVER PERDIDO PEÇA AJUDA – fale com alguém que já passou por este caminho.
PARE QUANDO ATINGIR O TEU LIMITE – Trabalhar em excesso, perder finais de semana sempre é colocar os outros em situação de risco, Tire férias.

Finalmente – Não se esqueça do principal você é apenas um motorista e não o dono da estrada.

A Humildade precede a honra!

(*) Nelson Aprigio de Lima
Professor de Comércio Exterior e Faculty do Haggai Institute International in Singapore e executivo de uma rede varejista.

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Grupos do Google
Receba em seu e-mail, Textos Reformados Selecionados
E-mail:
Visitar este grupo