quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Medo de liderar?

por José Bernardo

Você tem medo de liderar? Recentemente, em uma reunião, nossos missionários falaram sobre o medo que a maioria das pessoas tem de assumir uma posição de liderança. Talvez eu não estivesse muito atento para isso, mas pensar que as pessoas têm medo de liderar me deixou admirado e apreensivo.
Fiquei admirado porque não conheço outro caminho para a melhoria, o desenvolvimento ou o progresso se não houver alguém na liderança, apontando para um novo objetivo e animando as pessoas a alcançarem-no. Fiquei apreensivo porque a evangelização é essencialmente liderança – se o crente não quer liderar, se não se dispõe a ser um líder, nunca evangeliza.
A palavra líder guarda a primeira conexão com a evangelização já em sua origem no inglês antigo (lithan = ir / Merriam-Webster). Ir é o significado original de líder e a ordem de Jesus à sua igreja. Uma das melhores definições de liderança e, possivelmente, a mais precisa é atribuída a Peter Druker, reconhecido especialista em administração: “A única definição de líder é alguém que possui seguidores”. Uma definição assim evoca imediatamente a figura de Jesus dizendo àqueles empresários da pesca – “sigam-me e eu farei de vocês pescadores de homens” (Mt 4:19). “Vão e façam discípulos” (Mt 28:19) reflete a mesma ideia. Jesus liderou assim, mostrou como se faz e nos mandou fazer o mesmo.
O coronelismo e a pobreza de muitos anos podem ter sido as razões de havermos desenvolvido uma cultura popular de seguidores, gente que acha mais santo e mais humilde ficar para trás, mas é fato que grande parte dos brasileiros não assume a liderança. Entre os evangélicos, isso quer dizer que não evangelizam – não tomam a iniciativa, não vão e fazem discípulos.

AMME

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Grupos do Google
Receba em seu e-mail, Textos Reformados Selecionados
E-mail:
Visitar este grupo