quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Dez dicas para criar o site da igreja


Sidney Nunes

Não existe um fórmula mágica para o sucesso de um site, pretendemos pontuar algumas dicas que irão facilitar a criação do novo site de sua igreja, e que também podem ser usadas para seu site pessoal.
No Brasil existem milhares de igrejas e denominações. Estimamos que menos de 30% dessas igrejas têm um site publicado na rede mundial de computadores. Mesmo com quase duas décadas de internet em nosso país, criar um website ainda parece ser um mistério para muita gente. Listamos algumas dicas para ajudar:

1. Pesquise outras Igrejas
Sugerimos à pessoa responsável pelo site que pesquise para saber o que deve ser usado. O primeiro caminho é pesquisar na internet. O que as outras igrejas estão fazendo? O que há de bom ou ruim nos sites dessas igrejas? Como eles expõem as suas informações, suas missões, suas denominações, seus produtos, seus serviços, tais como textos e imagens? Ao fazer esse exercício, o responsável pelo site deve pensar em como planejar todos esses elementos em seu novo site. Ele precisa pensar em bons textos, boas imagens, páginas internas e outros aspectos importantes para uma navegação legal, como ferramentas para atendimento aos membros dessa comunidade.

2. Qual é a visão de sua igreja?
O internauta que navega na internet precisa entender a visão principal de sua igreja assim que acessar a página principal. Alguns líderes estão tão envolvidos com sua missão na igreja que para eles é evidente o que oferecem. Mas, para o internauta e ou novo membro, pode não ser. É importante explicar o que a igreja tem a oferecer logo na primeira página.

3. Linguagem simples e objetiva
Não é melhorando na escrita que o responsável pelo site pode impressionar os visitantes na sua página. Se o técnico de informática se denomina consultor de hardware e software, o internauta que busca um reparo no seu computador pode não entender que é esse o serviço oferecido. O título empolado também pode prejudicá-lo em resultados de buscas, uma vez que ele não estará nos resultados de uma procura por técnicos de informática. A linguagem usada no site deve ser simples e parecida com a usada pelos consumidores. "‘Moda Gestante' pode ser elegante, mas o responsável pelo site terá mais audiência se escrever ‘Roupas para Grávidas' em seu site, por exemplo.

4. Onde está o contato, com quem devo falar?
Um erro muito comum é não colocar os meios de contato da igreja no site. Se não for fácil a visualização desta informação, o responsável pelo site não irá conseguir atenção daquele visitante. O mais indicado é colocar um telefone e o endereço no rodapé da página principal e criar uma aba de contatos com integração ao Google Maps ou outro serviço de mapas. Assim, o visitante ainda pode localizar o endereço da igreja antes de ir até lá pessoalmente.

5. Um bom Design
Ao acessar o site, o internauta deve ter a sensação de ter entrado na igreja física. A página precisa trazer a identidade visual da visão do líder em cores harmoniosas e poucas fontes. Até aí, os conselhos existentes já são bem conhecidos. Sugerimos criar uma estrutura básica e depois refinar o design a partir de percepções próprias e feedbacks dos membros, amigos e usuários de seu novo site.

6. Plagiar um site: Nunca
Eu me impressiono com a quantidade de pessoas que copiam textos da internet e colam em seus sites. Mesmo que seja pequeno, faça conteúdo sempre exclusivo relacionado á sua Igreja. Até porque o site não é lugar para textos longos. Há dois riscos em copiar um texto. O primeiro é o de plágio propriamente dito. O segundo é ficar mal posicionado nas buscas, uma vez que os buscadores comparam textos iguais e listam o primeiro a ser publicado na busca do Google. Ou seja, o concorrente que escreveu o texto original aparecerá antes do seu site.

7. Seu site deve ser referência
O Google é responsável por cerca de metade das visitas aos sites existentes. Ele posiciona melhor nas buscas quem ele entende que é uma referência da área. Mas como o Google sabe que determinada pessoa é um expert? Por outras referências, como um blog. Sugerimos a todos que tenham um site a criarem blogs com assuntos relativos à sua igreja e que postem alguma novidade pelo menos uma vez por semana. Quanto mais o responsável pelo site falar de sua igreja, mais o Google vai entender que ele conhece do assunto e seu segmento.

8. Redes sociais
Grandes empresas, especialmente as B2B, podem ter ressalvas para entrar em redes sociais voltadas para o consumo, como Twitter e Facebook. Mas, para os pequenos, estar nessas plataformas de grande audiência é quase obrigatório. Se o Google é responsável por 50% das visitas dos sites, 20% vêm das redes sociais. São plataformas eficientes e gratuitas para reforçar a marca de sua igreja, sobretudo para pequenas igrejas. Já as newsletters estão caindo em desuso e são consideradas spam por muitos provedores de e-mail no Brasil.

9. Pense localmente
Os internautas que procuram igrejas, em geral, são pessoas das redondezas. Então não adianta tentar abraçar o mundo e querer aparecer como uma das melhores igrejas do país. O responsável pelo site terá mais sucesso se reforçar a localidade dentro do texto. As chances de aumentar a busca de internautas e novos membros são muito maiores para aqueles que reforçam sua atuação no bairro. Recomendo ir do site micro para o macro: primeiro o bairro, a região na cidade, o município, e assim por diante.

10. Visual é tudo
Um bom site deve conter todos os textos necessários para o internauta entender a missão, visão de sua igreja, seus diferenciais, a experiência dos líderes e a localização da mesma. Mas isso será de pouca serventia se as imagens no site não convidarem o internauta a conhecer a sua igreja. Economizar com fotos não é um bom conselho. Uma foto bonita, além de ser um bom chamariz aos novos membros e visitantes, funciona como um atestado inconsciente do profissionalismo da igreja. Já uma foto ruim pode fazer pesar a impressão de amadorismo mesmo para o profissional mais talentoso. Pense: É tudo para Jesus, faça o melhor!
Desejamos muito sucesso para o site de sua igreja!

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site http://www.institutojetro.com

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