Ética e Liderança Cristã: 12 Jóias Preciosas da Liderança

sexta-feira, 23 de março de 2007

12 Jóias Preciosas da Liderança

12 Jóias Preciosas da Liderança
Publicado em 31/08/06 às 25:43
Por: Nélio DaSilva

Não tenho dúvida em afirmar que estamos vivendo nos dias atuais a mais grave crise de credibilidade; crise esta, sem precedentes na história da Igreja Cristã. Absolutamente, creio, que desde o Dia de Pentecoste quando a Igreja nasceu, enfrentamos o momento mais delicado quando a matéria tem como tema “credibilidade”.

A realidade é que as pessoas podem não ouvir o que você diz, mas elas observam os seus passos. E mais: as pessoas fazem aquilo que elas vêem. Em outras palavras, uma das ferramentas mais poderosas à sua disposição é a sua atitude como líder. Apesar das pessoas nem sempre crerem naquilo que você diz, certamente que elas crêem em tudo que você faz. E aquilo que elas vêem você fazer – frequentemente – se transformam naquilo que também elas irão fazer.

A questão, portanto, é: O que é que o teu povo está vendo na sua liderança? Quantas dessas positivas influências abaixo fazem parte do seu repertório?

1. Honestidade

A sua palavra tem realmente peso? Pode o seu povo confiar que assim que você tiver algo importante que envolve a vida deles, eles ouvirão diretamente de você? As suas atitudes e ações tem deixado cristalinamente claro que você não irá engana-los ao alimenta-los com meias verdades? (2 Corintios 8:21)

2. Auto-confiança

O seu povo vê em você um líder seguro e confiante ou uma pessoa vacilante e duvidosa? Você está disposto a assumir riscos ou está constantemente buscando por segurança? (I Samuel 17:36)

3. Sacrificio

Todas as vezes que ao seu povo é requerido sacrificio em favor do Reino, você tem liderado como exemplo pessoal de sacrifício? [I Tessalonicensses 2:8]

4. Consideração

Tem você compaixão das pessoas que estão em dificuldade? Você tem ajudado pessoas a readquirir a sua dignidade e respeito próprio? Você tem tido consideração com o tempo das pessoas ou a sua agenda é que vem sempre em primeiro lugar? (Romanos 12:13ª)

5. Prestação de contas

Você – honestamente – tem hoje alguém com quem você se abre completamente e presta contas da sua vida? (Mais sobre esse assunto ver artigo “Prestando Contas.”). (Tiago 5:16)

6. Dedicação

Você tem aquela atitude de “dar tudo de mim?” Na mesma intensidade que você requer de outros? (I Cronica 29:3)

7. Lealdade

O estado das suas ovelhas é algo que está no topo das suas prioridades? Você tem ganho a lealdade deles por ter dado a eles a sua? (Provérbios 27:23)

8. Altruísmo

Você tem estado menos preocupado com a sua imagem, fama e reputação e mais interessado em colocar outras pessoas em “frente da camera” do que a si mesmo? (Atos 20:24)

9. Horário

Você tem observado a sua pontualidade nos seus compromissos? Você tem dado feedback às pessoas da mesma maneira que tem exigido das outras pessoas? (Mateus 7:3)

10. Entusiasmo

Tem você se mantido encorajado, otimista e energético? Você tem mantido uma atitude positiva mesmo em meio às mais difíceis circunstâncias? [II Corintios 4:8]

11. Perseverança

Você tem se recuperado rapidamente de um fracasso? Você tem visto o fracasso como uma experiência de aprendizado? Tem você rotineiramente buscado por oportunidades em meio à adversidades? (Filipenses 3:13)

12. Criatividade

Tem você constantemente buscado por um novo caminho? Você é reconhecido como uma pessoa inovadora? (Filipenses 3:12)



Nélio DaSilvaé missionário da SEPAL e oferece treinamento específico na área de Assimilação e Integração de novos membros. Maiores informações podem ser obtidas no site www.multiplicando.com

Nenhum comentário: