Liderança e Credibilidade
A credibilidade é a fundação para o sucesso da liderança e resulta da conjugação de factores como a honestidade, a visão, a competência e a inspiração do líder. Sem credibilidade, a visão desvanece-se e sem visão perde-se a direcção estratégica da empresa ou organização.
Credibilidade é uma qualidade, a qualidade daquilo que é crível, ou seja daquilo que é acreditável. A credibilidade ganha-se, consolida-se e reforça-se através da dinâmica humana da confiança. Um líder credível respeita, é respeitado e faz com que os seus colaboradores se respeitem a eles próprios. Enquanto o respeito pode ser adquirido pela posição que se ocupa, a credibilidade tem de ser conquistada, pois liderar não é simplesmente deter o poder: é bem mais complexo que isso.
A "credibilidade" da liderança confere-lhe a dimensão de honestidade que lhe dá o estatuto de liderança "verdadeira". Numa era de competitividade e desafios crescentes, onde o que interessa é o pensamento estratégico adequado, a liderança da mudança, a clareza de objectivos e valores, a boa liderança não poderia ser mais importante. Neste contexto, a percepção que temos de nós próprios, assim como a percepção que temos dos nossos relacionamentos com as outras pessoas, recordam-nos alguns conceitos já abordados sobre os domínios da Inteligência Emocional. Qualquer líder que seja credível como pessoa verá a sua liderança sair positivamente reforçada.
Sem credibilidade, o poder inerente à posição dum líder não terá qualquer valor. A credibilidade dum líder pode ganhar-se:
- Através da maneira directa e não furtiva como comunica "olhos nos olhos" com os seus colaboradores;
- Através dos reflexos positivos e exemplo decorrentes da imagem causada pela sua presença física;
- Através da partilha de valores e experiências com os seus colaboradores;
- Ouvindo e apreciando os pontos de vista dos outros, mesmo e sobretudo quando diferentes do seu próprio ponto de vista;
- Quando as suas atitudes e acções servem a finalidade e objectivos da equipa, ao mesmo tempo que demonstram valor acrescentado;
- Quando o líder é inspirador e actua como um sustentador de esperança junto dos seus colaboradores.
O espírito da equipa reflecte o espírito da sua liderança. Normalmente a um líder positivo e entusiástico, corresponde uma equipa igualmente positiva e entusiástica. Apresentam-se de seguida algumas boas práticas que poderão auxiliar um líder a ganhar e consolidar a sua credibilidade, ao mesmo tempo que reforça a sua eficácia nessa função. Em cada tópico, as boas práticas listadas não se encontram por qualquer ordem de relevância, na medida em que todas são igualmente importantes e todas deverão ser implementadas sempre que possível e adequado.
Boas práticas relacionadas com o próprio líder
- Ser ele próprio e não alguém que gostaria de ser;
- Ser honesto e dizer sempre a verdade;
- Ser confiante;
- Ser entusiástico;
- Ser específico;
- Ser paciente;
- Admitir quando se erra;
- Nunca delegar uma tarefa que não desejasse executar;
- Não se preocupar com as coisas que não pode controlar;
- Manter sempre a abertura de espírito;
- Estar sempre preparado para tudo;
- Saber descontrair;
- Manter a calma em qualquer circunstância, mesmo que alguém seja agressivo com ele;
- Nunca dizer nunca;
- Não concentrar toda a sua energia nas oscilações de curto prazo;
- Manter-se focado nos objectivos de longo prazo;
- Utilizar comparações e exemplos para ajudar a clarificar aspectos de mais difícil compreensão;
- Não arranjar desculpas;
- Evitar ser sarcástico;
- Evitar exagerar;
- Assegurar que a linguagem corporal está em sintonia com aquilo que diz;
- Pedir esclarecimentos sempre que não entenda uma ideia ou opinião;
- Dar sempre respostas curtas e directas.
Boas práticas relacionadas com a equipa e com os colaboradores
- Trabalhar com o que se tem, não com aquilo que gostaria de se ter;
- Utilizar os nomes das pessoas sempre que se dirigir a elas;
- Começar e acabar as reuniões à hora marcada;
- Permitir que cada membro da equipa fale sem ser interrompido;
- Não permitir que os colaboradores manifestem apenas críticas negativas;
- Orientar os seus colaboradores no sentido de, sempre que apontarem problemas, indicarem formas de resolução;
- Nas reuniões ir fazendo pontos de situação, para fazer ressaltar os aspectos mais importantes;
- Gerir as reuniões sem perder de vista a agenda de trabalhos e os objectivos da mesma;
- Olhar as pessoas nos olhos sempre que comunique com elas;
- Indagar as opiniões e ideias dos colaboradores que passam mais despercebidos;
- Não desacreditar ideias de outras pessoas só porque não concordamos com elas;
- Permitir aos colaboradores aprenderem com os seus próprios erros;
- Influenciar a equipa utilizando lógica e convicções sinceras, não com a autoridade;
- Não permitir ataques verbais, nem a si, nem entre colaboradores da sua equipa;
- Utilizar o humor e divertir-se sempre que possível, encorajando a equipa a fazer o mesmo;
- Recompensar os colaboradores por um trabalho bem feito;
- Tratar os outros com amabilidade;
- Encorajar os membros da equipa;
- Confiar nos colaboradores.
Boas práticas relacionadas com a liderança
- Liderança é responsabilidade, não prestígio;
- Desenvolver líderes através do exemplo da boa liderança;
- Utilizar a liderança como uma forma de apoio e não de coacção.
No link que a seguir se apresenta, poderá proceder a um autodiagnóstico relativamente ao grau de credibilidade da sua própria liderança. Como todos os testes, haverá vantagens e inconvenientes, mas mais importante que o resultado são as indicações que daí decorrem e as medidas que poderemos tomar para melhorar a nossa credibilidade como líderes, visto que, em limite, a perfeição é utópica e existe sempre espaço para melhoria. Basta acreditarmos nisso, querer e ter a motivação para efectivamente melhorar. Isto é válido para qualquer competência pessoal ou profissional que queiramos desenvolver.
Credible Leadership Questionnaire (em inglês)
Economista, Consultor de Liderança e Formador
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