Ética e Liderança Cristã: Características de um líder

sexta-feira, 16 de março de 2007

Características de um líder


1. Credibilidade: Como tem credibilidade, o líder eficaz merece confiança e é seguido. Primeiro servem e depois lideram. A marca de sua liderança pode ser vista no exemplo. Fica cada vez mais claro que o serviço deve preceder a liderança, sob pena de termos como resultado uma liderança dominadora, ditatorial, controladora, autoritária e egoísta.
Alguns valores que os líderes que têm credibilidade cultivam são:
a) Honestidade
b) Justiça
c) Lealdade
d) Independência
e) Coerência
2. Chamado: o líder sente-se chamado para executar a obra do Senhor e tem senso de eternidade, vendo seu trabalho importante para futuras gerações.
3. Comunicação: a visão não se concretizará se o líder não conseguir comunicá-la ao povo. Compete ao líder ajudar as pessoas a verem o grande quadro, o objetivo a ser alcançado. A comunicação do líder será eficaz quando usar a linguagem que o povo está acostumado, quando estiver ciente do conteúdo cultural e emocional da comunidade em que está vivendo.
4. Competência: a competência incrementa a credibilidade do líder, afinal, nada melhor do que perceber que o líder sabe o que faz e o faz bem. As coisas acontecem sob a influência do líder competente, conseguindo-se alcançar, freqüentemente, os objetivos e metas traçados.
5. Compaixão: é capaz de ouvir, de compreender e de envolver-se com os liderados. Além disto, o líder é capaz de criar empatia e aceitação com os liderados. É capaz de colocar-se na posição dos liderados para compreendê-los melhor.
6. Consistência: estabilidade é palavra chave na liderança. As crises vêm e vão e ele permanece com o firme propósito de continuar crescendo, evoluindo. As pessoas podem descansar, certas de que não serão abandonadas por qualquer motivo. Num outro aspecto, o líder consistente é alguém que não se contenta com superficialidades, dedicando-se a aprofundar seus conhecimentos, a corrigir suas falhas, a aprender novas técnicas. É alguém que investe tempo para se renovar fisicamente, espiritualmente e emocionalmente.
Texto adaptado de Steve Mills, Consultor de Liderança das Assembléias de Deus, EUA.

Nenhum comentário: