Crise na Liderança
Como já sabemos que qualquer liderança passará por crises, é importante entender que a forma de lidar com as crises será indicativo claro das possibilidades de sucesso. Uma atitude positiva é capaz de transformar a energia negativa em vantagem e em crescimento para o líder.
Vejamos mais lições que podem ser aprendidas num momento de crise: 2. Que fugir do problema não é a melhor solução - a armadilha de achar que o problema se resolverá sozinho não deve enganar o líder. É nas horas da crise que o líder deve dar um passo à frente e agir. Problemas e crises não se resolvem automaticamente mas, ao contrário, ficam cada vez piores.
3. Não é preciso temer - o medo é paralisante. Geralmente, leva o líder a se omitir e a evitar a crise. Passada a crise, é bom perceber que você sobreviveu e, na medida do possível, venceu. Talvez não tenha encontrado a melhor solução, mas não fugiu do problema e aprendeu que não há motivo para fugas.
O líder é chamado a enfrentar as crises tornando claros os seus valores e suas crenças. Deve defender seus valores de forma clara e decidida, demonstrando que está à frente porque tem visão de um futuro melhor e acredita nesta visão.
Quando se omite e foge, o líder demonstra que sua fé nos valores que defende é muito fraca, não se sustentando diante da primeira ameaça que aparecer.
Semana que vem vamos recordar alguns dos valores que devem fazer parte do equipamento de qualquer líder de sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário