sexta-feira, 16 de março de 2007

Crise na Liderança

Como já sabemos que qualquer liderança passará por crises, é importante entender que a forma de lidar com as crises será indicativo claro das possibilidades de sucesso. Uma atitude positiva é capaz de transformar a energia negativa em vantagem e em crescimento para o líder.
Vejamos mais lições que podem ser aprendidas num momento de crise:
1. A percepção de que ninguém é perfeito - todos estão sujeitos a erros e a escolhas equivocadas. Saber que errar é possível retira um peso enorme dos ombros. Na verdade, mesmo com as falhas, é possível liderar bem, especialmente pela graça de Deus que nos restaura e sustenta.
2. Que fugir do problema não é a melhor solução - a armadilha de achar que o problema se resolverá sozinho não deve enganar o líder. É nas horas da crise que o líder deve dar um passo à frente e agir. Problemas e crises não se resolvem automaticamente mas, ao contrário, ficam cada vez piores.
3. Não é preciso temer - o medo é paralisante. Geralmente, leva o líder a se omitir e a evitar a crise. Passada a crise, é bom perceber que você sobreviveu e, na medida do possível, venceu. Talvez não tenha encontrado a melhor solução, mas não fugiu do problema e aprendeu que não há motivo para fugas.
O líder é chamado a enfrentar as crises tornando claros os seus valores e suas crenças. Deve defender seus valores de forma clara e decidida, demonstrando que está à frente porque tem visão de um futuro melhor e acredita nesta visão.
Quando se omite e foge, o líder demonstra que sua fé nos valores que defende é muito fraca, não se sustentando diante da primeira ameaça que aparecer.
Semana que vem vamos recordar alguns dos valores que devem fazer parte do equipamento de qualquer líder de sucesso.

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