Ética e Liderança Cristã: Liderança

sexta-feira, 16 de março de 2007

Liderança

Liderança

Dr. Dan Reiland compara a liderança com uma descida de barco nas corredeiras, tão grandes e inesperados os desafios que se apresentam. Basta que você se aventure a fazer o percurso e várias situações complicadas surgirão. Veja o que ele diz:

a) você vai se molhar: não há outro jeito - espere por conflitos, sacudidas e, algumas vezes, viradas no barco. Suba de novo e continue a remar. Não há nada pessoal, se molhar faz parte do processo;

b) você tem que aprender a reagir rápido: pedras inesperadas no caminho, cachoeiras, galhos vão aparecer durante a corrida. É preciso pensar e agir rápido, mudar de curso, voltar um pouco, buscar a melhor saída. Ore o tempo todo para que Deus lhe dê sabedoria para decidir de forma correta.

c) aproveite as águas calmas: quando chegar a um lugar sossegado, aproveite para meditar, avaliar o que foi feito e aperfeiçoar sua visão para o futuro.

Nem tudo acontece da forma que se deseja. A vida apresenta uma gama tão significativa de variáveis que é quase impossível fazer previsões. As pessoas com quem lidamos são muito diferentes, têm interesses próprios, desconfiam de coisas que nem imaginamos, fachadas e preconceitos dificultam o conhecimento verdadeiro das motivações de cada um. Essa diversidade exige que o líder desenvolva uma habilidade que será fundamental para o sucesso de sua atividade: FLEXIBILIDADE.

Há certos elementos que são duros e inflexíveis - diante de uma força superior, preferem (ou não têm opção) quebrar a ceder ou dobrar-se. Outros, como por exemplo um arame, aceitam a pressão e assumem posições e formas mais adequadas para o momento ou para a utilização que alguém lhe pretende dar. Líderes inflexíveis presumem que não há força (pessoas, argumentos, idéias) suficientemente boas que justifiquem uma mudança de posição. Sempre agiram assim e não vão mudar! Sofrem e, não poucas vezes, quebram. Se tornam, muitas vezes, inúteis para o serviço por falta de maleabilidade - têm uma única função, à qual se apegam vigorosamente. Especialmente no serviço cristão, a flexibilidade é uma característica muito apreciada no líder. Representa, entre outras coisas, o respeito pelas visões de mundo diferentes e uma declaração de fé no trabalho em equipe.

Nenhum comentário: