Era uma vez a ética
Publicado em 29|09 pelo(a) wiki repórter Rafael Abreu, Porto velho-RO
Era uma vez a ética
Ética! , ultimamente tão popular, mas o que é ética afinal? Eis a pergunta que não quer calar, segundo o dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ética “é o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal, conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano”.Criam-se definições complexas e relativas, um misticismo à palavra, que para a sociedade, tornou-se impossível alcançar a bendita graça (a ética). Hoje em dia, e fácil ouvir termos como “ética na política”, “ética econômica”, “ética profissional” e assim por diante, abrangendo todas as áreas existenciais. Teoricamente, tudo isso e válido, é como filosofar sobre a vida, é poder exercitar todo o seu lado cristão, é seguir regras, normas de conduta.
“Teoricamente”. Tudo isso é lindo! Somente isso! Já que na prática a ética está mesmo em extinção. É o fato de lembrarmos e sabermos “os fins justifica os meios” que dá para entender algo como ética na profissão, se deve obedecer às regras; na econmia, o capital e, o mais importante, na política é tudo possível, pois em política vale tudo.
Falar em ética acaba sendo imoral, amoral e talvez, quem sabe, um dia moral.
“...Seus corruptos!!!...” Alguém grita aos seios de nossa Pátria amada.
Inimigo mortal da ética e nosso companheiro vital, a corrupção se delicia, ri e se diverte com nossas atitudes que frauda a ética e a sufoca sem chances de se defender. Realmente, é difícil aceitar a idéia que somos corruptos. Vivemos corrompendo algo, das menores formas de corromper às monstruosas e tão faladas que aniquilam o tesouro público. Não entremos em depressão por isso, apenas. Que tal, revermos nossos conceitos. Em algum lugar, ouvir dizer “errar é humano”, posso concluir que então consertar o erro é um dever social.
Antes de pedir ética, façamos a ética!. Antes de dizer não à corrupção!, paremos de corromper. Ou então entraremos num círculo vicioso sem fim, que é quase certo de acontecer. Afinal, o que é ética?. Ética é algo que todos precisam ter. Alguns dizem que têm. Poucos levam a sério. Ninguém cumpre à risca...
Copiado do Brasil Wiki

Cada vez mais na actualidade é vulgar ouvir falar-se, de modo indiferenciado mas relacionado, de Ética, Moral e Deontologia, não só por motivos ligados à vida política dos países, mas também das maiores empresas públicas e privadas, nacionais ou internacionais. A Ética está associada à adjectivação de comportamentos das pessoas, ao defini-los como "éticos", "pouco éticos" ou "sem ética". Enquanto a Moral se refere aos comportamentos concretos das pessoas, a Ética corresponde à reflexão, na forma de juízo de valor, sobre esses comportamentos. Com a evolução das sociedades e das organizações, a Deontologia (ramo da Ética Normativa), apesar de ser muitas vezes ignorada, tem vindo a ganhar importância sobretudo com a criação e desenvolvimento de ordens profissionais, incidindo sobre os fundamentos do dever e as normas morais.
Ser assertivo é gozar os nossos direitos na plenitude, é expressar os nossos sentimentos, é pedir aquilo que queremos e expressar os nossos pontos de vista, de modo directo, com integridade, honestidade e respeito pelos outros. Para quem podemos ser assertivos? Para nós próprios, para a nossa família, para os nossos amigos, para a nossa rede de contactos e relacionamentos, para os nossos clientes, para os nossos colegas, para a nossa equipa, para os nossos gestores, para os nossos líderes, para os nossos subordinados, enfim para todas as pessoas com que contactamos diariamente. Quando somos assertivos melhoramos a nossa integridade porque estamos a ser honestos connosco e com os outros. Ao manifestarmos aberta e honestamente perante as outras pessoas, como nos sentimos, o que pensamos e do que precisamos, estamos a criar condições para as influenciar positivamente de modo proactivo. Por todas estas razões, o comportamento assertivo é um tipo de comportamento que facilita a comunicação por parte de quem lidera. Um Líder assertivo, em termos de comunicação, terá a seu favor todas as condições para o seu sucesso e para o sucesso da sua Equipa.
A credibilidade é a fundação para o sucesso da liderança e resulta da conjugação de factores como a honestidade, a visão, a competência e a inspiração do líder. Sem credibilidade, a visão desvanece-se e sem visão perde-se a direcção estratégica da empresa ou organização.
