Ética e Liderança Cristã: Líder: Abra mão dos seus sonhos

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Líder: Abra mão dos seus sonhos

Ednilson Correia de Abreu
 

Ao longo do tempo temas e linguagens vão sendo  assimilados no contexto evangélico e alguns destes ganham bastante popularidade. Um destes termos que percebo ganhou muito espaço através de músicas, escritos e pregações é o tema da busca, realização e conquista de sonhos.
Esta é uma linguagem bem atual do vocabulário dito cristão. É muito comum vermos pregadores, cantores e ministros de adoração comovendo o povo com expressões ligadas à conquista, realização ou reconstrução de sonhos.
Esta é uma linguagem bem atraente, afinal quem não tem desejos a serem realizados em sua vida, e ao chamar estes desejos de sonhos e encorajar as pessoas a buscarem-nos tocamos em um ponto bastante sensível do ser, e por isso, via de regra, ocorre uma resposta imediata do povo. Temos de olhar isso tudo com equilíbrio e biblicidade.
A Bíblia nos ensina que a nossa vida só ganha propósito e sentido verdadeiro quando vivida para a glória de Deus (1Co 10.31, Ef 1.11-12 ). Daí  temos um norte a seguir nesta questão. Sonhos de verdade, só são válidos se estes forem gerados por Deus e tiverem como alvo maior a glória do próprio Deus no cumprimento dos seus mais altos desígnios.
Dentro de um contexto contemporâneo onde o evangelho tem sido deturpado pela centralização do homem  e o destronamento de Deus, falar de realização de sonhos como mera realização dos desejos e anseios  meramente humanos, e muitos deles egoístas e materialistas é um grave erro para um verdadeiro cristão e só alimenta e é alimentado por este espírito dessa era antropocêntrica.
A Bíblia nos fala de muitos  homens e mulheres que sonharam, mas sonharam os sonhos de Deus,ou seja,  sonhos que os alinhava com os santos,maravilhosos e extraordinários propósitos do Senhor. Pessoas como Noé, Abraão, Sara, Ana, Ester, Samuel, Elias, Neemias, Esdras, Zorobabel, Isaias, Jeremias, João batista, Paulo, Pedro, João e tantos e tantos outros. Lembramos também de pessoas   como John Stott, Jonathan Edwards, Willian Carey. No Brasil Pr. Krieger, Pr.Miranda Pinto e sua esposa irmã Tabita kraule, Pr. David Gomes e mais e mais sonhadores de Deus.
Deus tem prazer em gerar sonhos nos corações dos seus amados servos, mas para isso ocorrer precisamos muitas vezes abrir mão de nossos sonhos e receber os sonhos de Deus de verdade. A Bíblia diz: "Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me." Lucas 9.23
Ai sim estaremos no caminho Bíblico de viver para a glória daquele que é digno de  todo o nosso ser.
Ao vivermos focados e centrados em nós mesmos buscaremos apenas os nossos próprios sonhos. Centrados em Deus, os sonhos de Deus haverão de ser nossos também e assim irão direcionar as nossas vidas e fazer de nós pessoas plenas e felizes, porque abrimos mãos de sonhos vãos, vazios, egoístas, enganosos e até pecaminosos e receberemos sonhos grandiosos, maiores do que nós, sobrenaturais até, porque são sonhos de Deus. Portanto, abra mão de seus sonhos, busque os sonhos de Deus para você. Ai está a felicidade.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site http://www.institutojetro.com/

Nenhum comentário: